Estimativa da área plantada em 2016

Algodão

A série histórica apresenta um comportamento de estabilidade da área plantada, influenciada pela demanda do mercado.

A área plantada se concentra em Mato Grosso e na Bahia, por apresentarem condições edafoclimáticas favoráveis à tecnificação. No entanto, para a safra 2016/17 se estima a redução da área plantada na Bahia, principalmente pelos problemas climáticos nas últimas safras, ocasionando a retração da área nacional.

Arroz

Há uma tendência de retração da área plantada do arroz de sequeiro e manutenção e/ou incremento do seu cultivo em áreas proveniente do ecossistema várzeas. No Mato Grosso, estado com a maior área plantada de sequeiro, é um exemplo dessa retração, principalmente pela competitividade com a soja no estado.

A orizicultura irrigada é considerada um estabilizador da safra nacional, uma vez que não é tão dependente das condições climáticas como no cultivo de sequeiro. Assim, o cultivo irrigado é o principal motivo para a possibilidade de aumento da área nos estados produtores (RS, SC e TO) e a manutenção nos demais estados.

Milho

Na primeira safra, a destinação de área para o cultivo do milho tem apresentado forte concorrência com o cultivo da soja, resultando em quedas recorrentes. No entanto, nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, observa-se a expansão das áreas para garantir o abastecimento estadual das cadeias produtivas que possuem o milho como matéria prima e atender a renegociação das dívidas da última safra.

Há também uma expectativa de aumento da área plantada na região do MATOPIBA que pode se justificar por apresentar um perfil edafoclimático favorável e consequente viabilidade do manejo tecnificado, visando o abastecimento da região Nordeste.